OS 4 PASSOS PARA SER UMA BOA MÃE
- Nicole Vicentini
- 20 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Quem ai almeja um vida mais calma e menos estressante? Quem ai quer um filho tranquilo, respeitoso e obediente? Quem ai quer descomplicar a maternidade??
Eu sei que eu quero todas estas coisas! Então, busquei sempre isso. Li e pesquisei bastante, anotei todas as dicas relevantes e apliquei meus conhecimentos no dia-a-dia com minha filha e DEU CERTO!

Então, para ser uma boa mãe você precisa aprender a educar seus filhos. Educar significa ensinar com qualidade e respeito e isso é uma tarefa muito árdua, por isso, vou resumir para você, anotem aí: PACIÊNCIA, LIMITE, CONSISTÊNCIA e REPETIÇÃO.
1. PACIÊNCIA
Toda vez que vamos falar em educar, vamos falar em exercitar a paciência!
Hoje em dia vivemos em um mundo onde a paciência foi esquecida! Não temos paciência para coisas corriqueiras da vida, como o transito, filas de banco, esperar o computador ligar, que dirá paciência com nossos filhos que nos desobedecem e nos desrespeitam constantemente.
Mas é a paciência que fará com que você pare de agir por impulso na hora da raiva, fará com que você pense e analise toda a situação, fará com que você converse antes de gritar, fará com que você eduque antes de bater, fará com que você não tenha vergonha dos olhares de reprovação, fará com que você tome uma decisão melhor, fará com que você seja uma pessoa melhor!
Por este motivo é importante aprender e praticar a paciência diariamente (vou escrever um post sobre "Como ser mais paciente").
Quando você se torna uma pessoa paciente, seu filho reflete isso também e se torna uma criança mais paciente, mais calma e mais tranquila!
2. LIMITE
Aqui eu digo que você precisa encontrar os seus limites para poder dar limites aos seus filhos. Ou seja, você precisa descobrir exatamente o que seu filho faz que te deixa brava, irritada ou impaciente. Por exemplo, eu odeio que a Pietra pegue meu celular, então desde de sempre eu falo que não pode e a distraio com outra coisa.
Mas existem muitas coisas que eu não me importo que a Pietra faça mas outras mães se importariam, então cada mãe deve descobrir os seus limites e estabelecer estes limites aos filhos.
3. CONSISTÊNCIA E REPETIÇÃO
Depois que você descobriu o seu limite (por exemplo não pode pegar o celular), toda vez que esta situação acontecer (seu filho pegar o celular), você terá que ser CONSISTENTE (não deixar seu filho pegar o celular) e terá que REPETIR quantas vezes for necessário. Quando a Pietra começou a andar (com 1 ano e 2 meses) ela sempre pegava meu celular e eu falava: "Este é da mamãe!" e eu pegava de volta e colocava em um lugar mais alto. Com o passar do tempo ela pegava o celular e me entregava falando: "Este é da mamãe!". Hoje em dia (com 2 anos) ela nunca pega meu celular. Demorou alguns meses para ela aprender mas aprendeu devido a minha consistência e repetição.
Agora vamos ao celular do papai.
Até hoje ela pega e brinca com o celular dele pois ele não reconheceu o seu limite. As vezes ele deixava ela pegar e as vezes não! Ela quebrou o celular e ele não deixou mais pegar. Ai ela pegou uma vez e fez selfie, ele achou bonitinho e deixou ela pegar. Resumindo: ele não quer que ela pegue o celular dele mas ele não impõe limite, não educa com consistência (firmeza) e tem preguiça da repetição.
Você se identifica com esta situação?
Saiba que seu filho só vai aprender de verdade e respeitar seus desejos se você for consistente e persistente. Eu sei que repetir varias e varias vezes é muito cansativo mas eu te prometo que se você for paciente, insistente e firme nas suas decisões seu filho irá aprender e você terá uma vida mais descomplicada, pois o que antes você precisava repetir 100 vezes, hoje vai dizer 1 vez ou nenhuma.
Só para exemplificar, quando a Pietra começou a andar foi bem cansativo para mim, pois ela subia nos moveis da casa, ela estragava as plantas, ela riscava o sofá, ela abria o armário de bebidas, ela comia ração do Criolo; mas hoje ela não faz nada disso devido a minha insistência e repetição.
Mamães, eu sei que é cansativo, mas não desistam de educar!
Queremos saber como funciona por ai! Deixe seu comentário!
Beijos Nicole Vicentini
Comments